Aroeira

18/09/2018

Aroeira é uma planta medicinal, também conhecida como aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba, que pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar doenças sexualmente transmissíveis.

O seu nome científico é Schinus terebinthifolius Raddi e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.

Para que serve a Aroeira

A aroeira serve para tratar febre, reumatismo, sífilis, úlceras, azia, gastrite, tosse, bronquite, íngua, diarreia, cistite, dor de dente, artrite, distensão dos tendões e infecções da região íntima.

Propriedades da Aroeira

As propriedades da aroeira incluem sua ação adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antifúngica, antibactericida, tônica e cicatrizante ginecológico.

Modo de uso da Aroeira

Para fins terapêuticos são utilizadas as cascas, especialmente para fazer chá, e as outras partes da planta, para preparar banhos.

  • Infusão de aroeira para problemas de estômago: Adicionar 100 gramas do pó da casca de Aroeira em 1 litro de água fervente. Tomar 3 colheres de sopa ao dia.
  • Banhos de aroeira para reumatismo e problemas de pele: Colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Coar e tomar banho com a infusão morna.

Efeitos colaterais da Aroeira

Os efeitos colaterais da aroeira incluem reações alérgicas na pele e mucosas.

Contraindicações da Aroeira

A aroeira está contraindicada para indivíduos com pele muito sensível.

Plantas medicinais como aroeira, celidônia, cavalinha e alcaçuz podem ser usadas em forma de compressa diretamente sobre a região genital em caso de DSTs como gonorreia, HPV, herpes, tricomoníase e clamídia. Saiba qual planta deve ser usada em caso de infecção e como usar.

Éimportante ressaltar que esta não deve ser a única forma de tratamento de nenhuma DST, pois em muitos casos é preciso tomar antibióticos e utilizar pomadas genitais, segundo orientações médicas. Confira como pode ser feito o tratamento e os remédios indicados pelo médico aqui.

Remédio caseiro para Gonorreia

O banho de assento de aroeira é indicado pois ele possui propriedade anti-inflamatórias que auxiliam no combate a esta infecção. 

Ingredientes

  • 10 g de cascas de aroeira
  • 1,5 L de água

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver tampado por cerca de 7 a 10 minutos. Quando o chá amonar, colocar numa bacia devidamente limpa e sentar-se nesta água deixando a área afetada diretamente em contato com o chá da planta, por 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia.

Remédio caseiro para HPV

Aplicar uma compressa preparada com Celidônia e Tuia é uma boa estratégia natural para combater o HPV porque elas combatem o vírus, diminuindo o desconforto causado pela doença.

Ingredientes

  • 10g de celidônia seca
  • 10g de tuia seca
  • 100 ml de álcool
  • 1 vidro escuro com tampa

Modo de preparo

Adicione as ervas no álcool agite bem e deixe guardado em local seco e protegido da luz durante 14 dias. Mexa diariamente e após os 14 dias coe para aproveitar a tintura. Dilua 2 gotas dessa tintura em 60 ml de água morna e aplique com uma gaze limpa diretamente sobre a área afetada deixando agir por cerca de 5 minutos. Enxague bem a seguir.

Tomar o chá de folhas de oliveira também auxilia na inibição do crescimento viral.

Remédio caseiro para herpes genital

Lavar a região genital com o chá de cavalinha com rosa de mosquetá ajuda na regeneração da pele em caso de herpes genital porque estas plantas tem ação cicatrizante.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de cavalinha
  • 1 colher de sopa de neem
  • 1 litro de água quente
  • 2 gotas de óleo essencial de rosa de mosquetá

Modo de preparo

Adicionar a água e a cavalinha numa panela e deixar ferver durante alguns minutos. Deixar amornar, coar e a seguir adicionar 2 gotas da essência de rosa de mosquetá e lavar a região ferida com este chá.

Aplicar compressas de arnica e diluir a tintura de erva-de-são-joão em água morna e aplicar como compressa também ajudam a cicatrizar as feridas.

Remédio caseiro para tricomoníase

O banho de assento feito com uma mistura de ervas pode auxiliar no tratamento da tricomoníase porque estas plantas tem ação antimicrobiana.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de uva-ursina
  • 1 colher de sopa de alcaçuz
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Ferver os ingredientes e deixar esfriar. Coar e lavar o pênis, a vagina e toda a região afetada com essa mistura de chás 2 vezes por dia.

Remédio caseiro para clamídia

Esta mistura de ervas pode ser usada em caso de clamídia porque tem ação anti-inflamatória e ajuda a acalmar a vermelhidão e a irritação da pele.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de calêndula
  • 1 colher de camomila
  • 1 colher de hamamélis
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Ferver todos os ingredientes, deixar amornar e depois de coar, molhar uma compressa nesse chá e aplicar sobre os genitais deixando atuar por cerca de 5 minutos.

© 2018 PRODUTOS NATURAIS -Adriano Oliveira. R. São Miguel Taipú 244, João Pessoa PB- CEP 58.083-596
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora